Vocês provavelmente já sabem que eu sou a louca das composições. Pra mim, o produto pode ter um marketing incrível, dizer que vai fazer maravilhas no meu cabelo, mas se eu olhar a composição e ver que ele na verdade não é lá essas coisas não vai ter nada que me faça comprá-lo. Para que isso fosse possível eu tive que adquirir algum conhecimento para entender as composições e o que os ingredientes significam. E, sinceramente, os nomes de produtos químicos não são nada convidativos.

Nesse post resumi algumas coisas que eu sei sobre composições de produtos ara fazer com que fique mais fácil pra todo mundo reconhecer se um produto pra cabelo é realmente bom ou só balela.

Então, do que um produto pra cabelo precisa para ser realmente bom?

1. Não conter sulfatos

Isso vale principalmente para os shampoos, é claro. Porque eles são os produtos que normalmente contém esse tipo de componente. Poŕem, eu já encontrei sulfatos até em máscaras! Então vale prestar atenção. Para quem não sabe, os sulfatos são detergentes super fortes usados para limpar o cabelo e estão presentes em, eu diria, 99% dos shampoos vendidos por aí. Porém, os sulfatos são comprovadamente (leia artigo sobre isso aqui) muito agressivos aos fios dos cabelos, tendo um efeito progressivo de danos e ressecamento.

Se você quiser se livrar dos sulfatos nos seus shampoos, aqui está a lista de substâncias que você tem que evitar:

Lista de Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate.

Lista de Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate, Sodium Cocoyl Glycinate.

Como eu disse, os nomes não são nada atraentes. Pra facilitar, se vocês quiserem eu posso fazer um post sobre os meus shampoos sem sulfatos preferidos. 

2. Não conter parafina líquida e óleo mineral

A parafina líquida e o óleo mineral podem estar presentes em condicionadores, máscaras e cremes de pentear. Eles formam uma película em torno do fio que impede que a hidratação saia, mas da mesma forma também impede que a hidratação entre. Ou seja, parafina e óleo mineral em máscaras e condiconadores podem impedir a eficiência dos outros componentes. Eles funcionam como uma “maquiagem”, que não tem função de hidratação ou tratamento nenhum para o cabelo, só formam uma camada que deixa o cabelo temporariamente mais brilhosos.  Além disso, esses componentem precisam de sulfatos para serem removidos dos fios. Então além de não estarem hidratando propriamente o cabelo, você vai ter que usar algo ressecante e danoso depois.

Se você quiser se livrar das parafinas e óleos minerais dos seus cabelos, aqui está a lista de produtos a serem evitados:

Lista de Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

3) Conter silicones insolúveis de forma moderada

Os silicones funcionam mais ou menos da mesma forma que que a parafina líquida e o óleo mineral, com a diferença de que não precisam dos sulfatos para serem removidos dos fios. Eu não costumo indicar o uso de máscaras com silicones porque, como eu disse, eles podem impedir a eficiência dos outros componentem. Mas se você gosta do resultado deles no seu cabelo não é de grande mal usá-las em condicionadores e cremes de pentear.

Não vou entrar em mais detalhes sobre sulfatos, parafinas e silicones porque se não eu ficaria horas aqui escrevendo pra vocês e quero que o foco desse post seja em outros componentem. Até porque eu já fiz a proeza de ficar horas falando desse assunto (alguns minutos pra ser menos exagerada, rs). Então, se você quiser saber mais sobre o assunto eu te indicaria fortemente assistir o meu vídeo sobre isso: http://youtu.be/IlH_uXmMAug

De qualquer forma, para evitar silicones insolúveis você precisa prestar atenção dos seguintes ingredientes:

Lista de Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

4) Conter Poliquartenium

O poliquartenium é um polímero de carga positiva que ajuda a selar as cutículas do cabelo, além de funcionar como um condicionante que ajudar a hidratar e deixar o cabelo sem frizz. Eles normalmente aparecem nas composições com um numerozinho do lado que se refere a sua densidade, quanto mais alto o número, melhor. Como o poliquartenium-37 e o poliquartenium-74.

5) Não conter álcoois ruins e conter álcoois bons

Os álcoois “ruins” são conhecidos por provocarem o ressecamento dos cabelos. Eles são mais encontrados em produtos como géis e sprays. Para não deixar passar nenhum álcool ruim desavisado, aqui está a lista do que evitar:

Lista de “Álcoois Ruins”: etanol, álcool SD 40, álcool SD, isopropílico, propil e porpanol.

Por outro lado, os álcoois bons funcionam normalmente como condicionantes e são benéficos para os cabelos. E os álcoois neutros costumam ter a função de conservantes. Novamente, segue a lista:

Lista de “Álcoois Bons”: álcool cetílico, álcool estearílico, álcool laurílico, álcool de Behenilo, álcool miristílico e cetearyl álcool.

Lista de Álcoois Neutros: álcool benzílico e propileno glicol

6) Conter Behentrimonium (cloride ou methosulfate)

O Behentrimonium é um dos melhores componentes para condicionar e deixar o cabelo mais macio. Assim como o poliquartenium, ele ajuda a selar as cutículas do fio. Além disso, a ação do Behentrimonium é intensificada se ele estiver junto com o álcool cetílico (cetyl alcohol).

7) Conter Glicerina

A glicerina é um umectante e um ÓTIMO hidratante, ajudando a aumentar a quantidade de água no cabelo.  Ela também comprovadamente ajuda diminuir a quebra do cabelo natural. Além de ser encontrada em produtos para cabelo, você pode achar glicerina em qualquer farmácia. O importante é sempre misturar a glicerina com água ou com alguma máscara que tenha base de água, pois se usada diretamente no cabelo ela vai absorver a hidratação do cabelo ao invez de dar hidratação para o cabelo, provocando ressecamento.

Você consegue ver um vídeo de

8) Conter Steramidopropyl dimethylamine

Esse componente pode ser um subustituto para as silicones e é solúvel em água. Ele também age como um condicionante e ajuda a dar aquela sensação de “cabelo derretido” que faz o cabelo ficar MUITO mais fácil de desembaraçar.

9) Conter óleos penetrantes ou óleos selantes

A maravilha que componentes naturais como óleos e manteigas vegetais podem fazer pelos nossos cabelos! Os óleos vegetais mais indicados são o óleo de coco e o azeite de oliva, pois conseguem penetrar na cutícula do cabelo. Qualquer outro óleo ou manteiga vegetal pode servir como um “selante” ajudando a manter a hidratação dentro do cabelo e a proteger os fios.

10) Conter Água!

O ingrediente mais simples e mais importante. Água é obviamente o que o seu cabelo mais precisa para se manter hidratado. Pode parecer bobo dizer isso, mas é muito importante que seus produtos contenham água como uns dos primeiros ingredientes. Eu já vi muita gente que só cuidava do cabelo com produtos a base de óleos ou silicones e não sabia porque o cabelo não ficava hidratado. Não tem nada de errado em tem um ou dois produtos que não tenham base de água, mas garanta que a maioria tenha!

Ufa! É isso. Espero que essas 10 dicas ajudem vocês a escolher melhor seus produtos de cabelo. É muito importante nos mantermos informadas sobre esse assunto para não nos deixarmos levar por puro marketing de algumas empresas e sabermos quais produtos são realmente de qualidade. Dessa forma também podemos saber se produtos caros realmente valem a pena, ou se algum produto baratinho tem a composição maravilhosa e vira um achado!

Caso vocês se interessem sobre o assunto, eu posso fazer mais posts falando de mais componentes.

Mas por hoje eu vou parar por aqui.

Mil beijos!

.Morena

Alguns artigos que eu li sobre o assunto:

www.produtosdebeleza.com/alcool-que-faz-bem-para-o-cabelo-aprendendo-a-ler-rotulos.html

http://www.thenaturalhavenbloom.com/2011/01/ingredients-dictionary-cetyl-alcohol.html

http://www.thenaturalhavenbloom.com/2009/11/guide-to-using-ingredients_04.html

http://www.thenaturalhavenbloom.com/2010/03/moisture-issue-glycerin-is-your-friend.html

http://www.produtosdebeleza.com/como-saber-se-um-condicionador-ou-mascara-e-realmente-bom.html

http://www.thenaturalhavenbloom.com/2010/03/moisture-issue-glycerin-is-your-friend.html